Comentários de nossos colegas sobre... Minha
Infância:
“Falando
de jogos e brincadeiras infantis, me lembro da minha infância que foi vivida
com muitas brincadeiras, principalmente as brincadeiras de rua. Na infância
sempre tive muito tempo para brincar, era o que mais fazia, acho que me fez
gostar tanto da educação, ainda lembro que sempre brincava de escolinha”. “A
brincadeira é fundamental para o desenvolvimento das sensações e afetos das
crianças, além do humor e criatividade”. (Roberta
Jardim Santos).
“...
já pulei muita corda, e me lembro dessa musica perfeitamente, sempre perdia
quando chegava ao foguinho... não dava conta de acompanhar!” (Ana Flávia).
“...
brincava de cabra-cega na casa dos meus avôs. Na roça a noite no terreiro cheio
de buracos, naquela escuridão, ainda amarrava um pano bem escuro nos olhos
parecia que quando eu ia pisar no chão ele não existia, às vezes até caia, os
outros que estava correndo quase morria de tanto rir, mas como estava com os
olhos tapados não os enxergavam só ouvia.” (Bernadete
Rocha).
“...
brincávamos de pique esconde, pega pegou e suas variações - pega macaco,
pega acocorou, pega congelou, sete pecados que eu adorava, pular corda,
Elástico, saquinho (três Marias), queimada, barra bandeira, peteca.” (Tutora
Luanna Amorim).
“Legal
demais!!! Já brinquei muito de passar anel nas ruas de Chalé (cidadezinha onde
eu nasci).” (Profº Drª Márcia
Ambrósio).
“...
brinquei de tanta coisa, de pega-pega, esconde-esconde, brincadeiras de roda,
amarelinha, queimada, brincadeiras com bola, brincadeiras com as mãos,
biscoitinho queimado, danças, boneca, comidinha de barro, entre muitas outras.” (Flávia Seixas).
“... gostava
de brincar era bambolear, jogar pedrinhas. E lembro que os meninos jogavam
bolinha de gude e batiam figurinha de jogador de futebol.” (Eliana Ferreira).
“...
minhas preferidas são as brincadeiras de mão, algumas que nem lembro mais como
"Chiclete" e ''Eu fui à China. '' (Tutora
Luanna Amorim).
“...
sempre adorei brincar de queimada na rua, na rua onde eu morava tínhamos uma
turminha que adorava essas brincadeiras.” (Graciela
Vera).
“Eu
gostava muito de brincar de coelhinho na toca e agora no estágio vejo que as
crianças também adoram...” (Michelly
Nepomuceno).
“...
adorava quando Tia Gorete cantava: A Barata Diz Que Tem... esse tempo em minha
vida e emocionante adoro relembrar, essa era apenas uma das musicas que minha
querida professora cantava como devia ser difícil para ela, pois ela trabalhava
com uma sala multi-seriada, mas todos a respeitavam muito, Saudades!!!! (Maria Ângela Gomes).
“...
brinquei muito na rua, de queimada, de pega-pega, de esconde-esconde,
biscoitinho queimado... Era assim: pegávamos algum objeto "o
biscoitinho", e escondíamos enquanto os outros estavam com os olhos
fechados.” (Clarice Trindade).
“...
ocasionalmente também brincávamos com as meninas: amarelinha, "passar
anel", pular corda, "beijo, abraço ou aperto de mão". Com certeza as brincadeiras de algumas
décadas atrás eram mais divertidas! Quanta saudade!” (Josafa Liborio).
“As
brincadeiras de criança que mais marcaram minha infância foram o jogo de
pedrinhas, queimadas na rua, balança caixão, biscoitinho queimado e muitas
outras. Mas acredito que a nossa infância oferecia mais felicidade para as
crianças, pois no mundo contemporâneo, apesar de necessárias, as tecnologias da
informação como internet, vídeo games, televisão, celular e outros tiraram um
pouco a magia da infância que estava presente nas brincadeiras infantis...” (Seila Pereira).
“O
momento da brincadeira possui grande importância na educação infantil, pois
contribui para o desenvolvimento do potencial integral da criança, sendo também
o espaço que proporciona liberdade criadora, oportunidades de socialização,
afetividade e um encontro com o seu próprio mundo, descobrindo-se de maneira
prazerosa.” (Graciela
Ferreira).
“Os
jogos e brincadeiras proporcionam momentos ricos de aprendizagens porque estão
envoltos num contexto de magia do universo infantil. As brincadeiras muitas vezes começam
no quintal de nossa própria casa, as crianças ampliam sua diversidade de gestos
na educação infantil, brincar e cantar. Percebo que as crianças ficam muito envolvidas
com as atividades. Quando mais conhecem, se apropriam de novas brincadeiras,
maiores eram suas referências e as formas de experimentar com o corpo novas
descobertas.” (Yara Ferreira
de Souza).
“Através
dos jogos e brincadeiras o professor pode complementar ou inserir atividades de
aprendizagem como nas avaliações psicomotoras, reta métrica para as crianças
entenderem o valor crescente e decrescente e na brincadeira de par ou impar,
quanto estive em sala de aula apliquei essas brincadeiras e as crianças
entenderam com mais facilidade.” (Rose
Carvalho de Faria).
“Brincar
é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode
reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de
aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e
da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e
aprendizagem.” (Maria Antonia
Esteves).
“Na
Educação Infantil, os jogos e as brincadeiras devem ser processos naturais onde
o objetivo seja o prazer, a alegria, a livre exploração do brinquedo. Essas
atividades devem fluir naturalmente, partindo da curiosidade dos alunos. É
importante que o professor descubra e trabalhe a dimensão lúdica para o
aperfeiçoamento da sua prática pedagógica.” (Elaine
Granato Viana).
“Podemos
pensar nas crianças da educação infantil, como uma plantinha que vai crescendo
até se tornar um adulto. Nesse caso a tarefa dos pais e professores é cuidar
para que essa criança tenha um bom desenvolvimento social e cultural com uma
boa educação, um ambiente tranquilo seja em casa ou na escola. Visto que ela é
capaz de determinar até certo ponto aqueles aspectos do meio em que está
inserida.” (Laura Lili).
“Sabemos
que as crianças têm uma enorme facilidade em aprender, e o professor que
consegue explorar isso em suas aulas, transforma o momento de aprender em uma
prazerosa e instigante aula. As brincadeiras e jogos ajudam o professor na
tarefa da socialização.” (Cristiane
Alves de Lima).
“...
houve muitas mudanças significativas na educação infantil. O direito ao
conhecimento e a ludicidade tem-se tornado real. A finalidade para o
desenvolvimento intelectual e sócio-interativo está em andamento conforme o
Referencial Curricular. Muitos professores têm elaborado meios estratégicos
para avançar no bom ensino. Conduzir os alunos ao bom conhecimento tem sido
suas metas. O professor que reconhece as habilidades de seus alunos e passa a
utilizar essa "ponte", ganha outros meios de produzir aulas
interessantes e que venham a somar para o sucesso de seu ensino.” (Reginaldo
Silva).
“...
é brincando que as crianças aprendem, eles tem mais facilidade quando os
conceitos abstratos envolvem o tato a visão e a audição, aprendem rapidamente.
A sociabilidade da criança começa através de brincadeiras e de jogos
interativos, possibilitando um desencadeamento de aprendizagens significativas
para sua vida durante o período escolar, é uma base que ele constrói e se apoia
durante sua vida adulta...” (Bernadete
de Lourdes Silva Rocha).
“...
brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a
criança pode reproduzir o seu cotidiano, num mundo de fantasia e imaginação. O
ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita
a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma,
uma relação estreita entre jogo e aprendizagem. Segundo Vygotsky acentua o
papel ao ato de brincar na constituição do pensamento infantil, pois é
brincando, jogando, que a criança revela seu estado cognitivo, visual,
auditivo, tátil, motor, seu modo de aprender e entrar em uma relação cognitiva
com o mundo de eventos, pessoas, coisas e símbolos. Ainda podemos dizer que o
ato de brincar acontece em determinados momentos do cotidiano infantil.” (Silvia Helena Azola).
“É
extremamente importante trabalhar dentro da escola a continuação da
infância por mais subjetiva que seja e, dar a criança à possibilidade dela
estar em contato com aquilo que a satisfaz, o brinquedo a brincadeira, jogos e,
a convivência com os colegas. Portanto, este é o ponto chave, cultivar o lúdico
dentro da Educação Infantil de forma segura e contribuindo de maneira
significativa no desenvolvimento geral das crianças. O brincar, a imitação, a
repetição, a imaginação, a interação com os colegas, a exploração e a prova são
características da ação infantil, utilizadas para entender e transformar o
mundo em que estão inseridas.” (Ângela
Aparecida de Oliveira).
“Na
educação Infantil a criança tem oportunidades de se socializar e vivenciar
novos aprendizados e tudo de forma bem lúdica e divertida. Quando em contado
com outras crianças elas desenvolvem suas afinidades e gostos não só pelas
brincadeiras como pelos coleguinhas e professores.” (Glauce Eliane Guedes Lopes Ruas).
“Nós
educadores somos agentes transformadores de uma futura e promissora sociedade.
Temos uma grande responsabilidade no sucesso ou insucesso dos alunos. Somos
espelhos, e eles poderão refletir no futuro aquilo que observou de nós. Podemos
“sem bater fisicamente no educando”... golpeá-lo, impor-lhe desgostos e prejudicá-lo
no processo de sua aprendizagem” (FREIRE, 2011, p. 119). Queremos ser exemplos
a seguir, pelas nossas ações a atitudes; ser lembrados por àqueles que
conduzimos à educação.” (Reginaldo
Silva).
“Algo
importante seria mencionar que ao estimular a criança durante a brincadeira,
interessante seria se os pais se tornassem mediadores do processo de construção
do conhecimento, fazendo com que elas passassem de um estágio de
desenvolvimento para outro. Também ao brincar com os pais as crianças podem se
beneficiar de uma sensação de maior segurança e liberdade para exploração, além
de se sentirem mais próximas e mais bem compreendidas, o que pode contribuir
para o melhor rendimento de sua autoestima e independência.” (Viviane Leal de Carvalho).
“Brincar
constitui uma importante forma de comunicação. Através da brincadeira, a
criança reproduz o seu cotidiano, além do mais, a brincadeira possibilita o
processo de aprendizagem da criança, facilitando a construção da reflexão, da
criatividade, da autonomia. Portanto há um grande elo entre o jogo e a
aprendizagem... a importância do brincar para o desenvolvimento integral da
criança nos aspectos físico, social, afetivo, cultural, emocional e cognitivo.” (Michelly Rodrigues de Oliveira
Nepomuceno).
“...
não tenho dúvida o quanto o brincar são importantes para a criança na sua fase
de aprendizagem, as crianças aprendem a dividir e a socializar, assim
realizando as brincadeiras é que as crianças crescem cada vez mais. No meu
estágio... todos os dias as crianças querem saber qual será a brincadeira de
hoje e sempre demonstram que não se esqueceram do que aprendeu no dia anterior,
por isso a importância da formação continuada dos profissionais da educação,
para poder pesquisar, procurar se atualizar e sempre buscar novos conhecimentos
melhorando seu desempenho profissional.” (Amanda
Mariana Barbosa).
“Educação
infantil”, o próprio nome já nos diz, educar criança, preparar para vida em
sociedade, por isto o papel do educador nesta fase é essencial, pois, através
desta fase nossas crianças terão a base para prosseguir adiante nos seus
trabalhos educativos de aprendizagem, no entanto a relevância em levar para
elas as brincadeiras instrutivas são essenciais, pois, brincar também faz parte
do ensinar e do aprender sem contar a importância do que se deve dar para as
crianças dentro da brincadeira, pois, logo, dizemos toda criança tem brincar
para aprender a se socializar, e abrir sua mente para o conhecimento recíproco
e próprio. (Joana Darc
Bernardes Oliveira).
“...
vejo que a rotina criativa e bem elabora em sala de aula é adequada e
muito construtiva para criança, pois estimula a socialização e a autonomia.
Inovar é muito importante, trazer sempre atividades atrativas e diferentes,
buscar trabalhar em grupo, e sempre conversar com eles, ouvi-los, saber como
estão, como passaram interagir para que eles já comecem desde cedo a conversar,
a prosseguir em um dialogo. Atividades como o brincar é de
suma importância pra qualquer criança, pois é brincando que ela se expressa, se
comunica, interage espontaneamente, mostra o que sente e se diverte, por isso é
tão importante que a escola disponibilize espaço para as crianças.” (Ana Flávia Junia
da Silva).
“...
os jogos e brincadeiras são ferramentas perfeitas para trabalhar todas estas
dimensões de maneira global e lúdica, motivando a criatividade e desenvolvendo
aptidões gerais e específicas. Mas para que este trabalho seja realmente
efetivo, atingindo aos objetivos propostos devemos planejar as atividades com
critério e acima de tudo adotando uma postura de muita observação e
sensibilidade para perceber as diversidades e características de cada criança.
Através destas observações podemos detectar conflitos familiares, dificuldades
de socialização ou cognitivas e tendências comportamentais das crianças, para
focar o trabalho pedagógico de maneira mais eficiente e prazerosa para o
grupo.” (Érica Almeida Bicudo Correa Leite).
“Elas
aprendem brincando, seguem uma rotina de brincar, aprender, comer, dialogar com
professores e colegas. Através desta rotina ocorre a construção da autonomia,
organização e socialização. Por meio das brincadeiras as crianças vão
conhecendo o mundo a sua volta... vejo como esta é importante para despertar a
imaginação das crianças principalmente se houver uma dramatização que prenda
suas atenções... percebo que esta não deve ser confundida apenas com contato
físico. O educador tem um importante papel de acolher, educar e brincar no
ambiente escolar.” (Flavia
Cristina de Seixas).
“...
brincar para criança é coisa séria. É brincando que a criança conhece a si
mesma e o mundo. Quando a criança brinca podemos conhecer seu modo de vida,
verificar o seu aprendizado e a sua forma de ver as coisas. Podemos descobrir
seus gostos e também os seus medos. Ao brincar através da fantasia ela cria o
seu mundo, inventa seu próprio espaço, onde tudo termina bem.” (Clarice Aparecida Teixeira
Cambraia Trindade).
“...
não tenho dúvida o quanto o brincar é importante na vida das crianças. Nos
momentos das brincadeiras as crianças aprendem a socializar, usa sua própria
imaginação trabalhando sua linguagem de forma natural, e nesses momentos as
crianças passam para os professores (educadores) suas próprias vivências, pois
elas reproduzem o que os adultos fazem em suas casas (mundo do faz de conta),
as imitações das crianças são de grande importância para o professor.” (Neide Aparecida de
Almeida).
“O
professor deve buscar o aperfeiçoamento no sentido de usar os jogos e
brincadeiras para criar oportunidades da criança conhecer a si mesmas através
do brincar. A Brinquedoteca deve ser um espaço escolar que favoreça a
brincadeira livre, e o profissional, além de ter qualificação para atuar neste
espaço priorizando o sentimento da criança também deve permitir que ela entrasse
em contato com o seu mundo mágico, para um brincar de qualidade. A palavra
lúdica vem do latim ludus e significa brincar. Brinquedos e
brincadeiras e divertimentos podem ser usados de maneira correta pelo educador
para educar e facilitar a aprendizagem, e desenvolver seu conhecimento e a sua
compreensão de mundo.” (Lazara
Maria Rios de Azara).
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